M2 – Sistema de Pesquisas

As empresas precisam satisfazer seus clientes, sob pena de perdê-los em definitivo. Parece óbvio, mas alguns negócios se perdem com relação a essa questão, o que reforça a necessidade de elaborar periodicamente pesquisas de satisfação eficientes que ofereçam indicativos claros acerca dos passos a serem seguidos pela empresa.

Nossa equipe preparou 5 dicas essenciais para que suas pesquisas de satisfação realmente tragam respostas reveladoras sobre os rumos que sua organização deve tomar. Não desenvolva mais nenhuma pesquisa antes de dar uma olhada nas próximas linhas!

Dica 1: não enrole demais

Pesquisas indicam que você deve limitar a no máximo 10 perguntas a sua pesquisa de satisfação.

Pesquisas muito longas acabam cansando o entrevistado, podendo leva-lo a escolher as respostas mais “f├íceis” e contaminando o resultado final da sua pesquisa.

A utilização de um equipamento de coleta de pesquisa pode ser uma ferramenta importante: um totem de pesquisa bem posicionado no ambiente fará com que o usuário participe, deixando sua opinião de imediato.

totem pesquisa

Um totem personalizado que convide o cliente a avaliar seus serviços ou produtos mostrará que sua empresa se importa com a opinião dele!

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Dica 2: como fazer a pergunta certa

N├úo existe uma regra certa sobre isso. At├® porque, dependendo do segmento de atua├º├úo da sua empresa e do tipo de servi├ºo que voc├¬ presta, isso pode variar bastante.

Experimente perguntar sobre a experiência do cliente, o suporte que você ofereceu quando ele teve uma dúvida, a qualidade do seu atendimento.

Essas s├úo tr├¬s ├íreas que a maioria dos neg├│cios t├¬m em comum. E tamb├®m s├úo tr├¬s pontos cr├¡ticos que quando est├úo mal impactam negativamente na sua imagem.

Dica 3: determine o meio de acordo com as facilidades de acesso dos pr├│prios clientes

Se estivermos falando de uma loja física, uma saída interessante seria a instalação de totens, que poderão ser acessados de forma rápida pelos seus consumidores quando posicionados, por exemplo, na saída do estabelecimento.

Para quem possui sua força de vendas focada no ambiente web, por outro lado, o envio de e-mails pode ser funcional, desde que haja um plano de cadastramento de e-mails e que esses endereços jamais sejam usados para envio de spam ou publicidade sem a autorização dos destinatários.

Dica 4: peça feedbacks

Uma pesquisa de satisfa├º├úo geralmente tem crit├®rios objetivos de avalia├º├úo. Ent├úo, se o cliente marcou que algo est├í ruim ou regular, pe├ºa para ele deixar um coment├írio explicando o porqu├¬.

O contr├írio tamb├®m ├® v├ílido. Se ele marcou que determinado crit├®rio est├í ├│timo, solicite tamb├®m um depoimento que possa ser usado como prova social para conquistar a confian├ºa de mais clientes no futuro.

Fontes: Blog Satisfa├º├úo de ClientesClickPages.