M2 – Sistema de Pesquisas

Calcular Margem de Erro

Aproveite nossa ferramenta de cálculo de margem de erro para assegurar a exatidão máxima nos resultados de sua pesquisa na internet. Com esse recurso, é possível determinar com facilidade a margem de erro associada aos resultados da pesquisa, assegurando a precisão de suas conclusões.

Os dados do questionário, em algum momento provavelmente não coincidem exatamente com a população estudada.

No entanto, é viável determinar a proximidade disso ao utilizar uma calculadora de margem de erro. Esta é uma ferramenta prática que auxilia na identificação da margem de erro, indicando se o tamanho da amostra é adequado para confiar na precisão das informações obtidas.

Calcule aqui a sua margem de erro

Margem de erro: 0

O que significa margem de erro em uma pesquisa?

A margem de erro, também conhecida como intervalo de confiança, mostra até que ponto os resultados de uma pesquisa podem representar as opiniões reais de toda a população. Entenda que uma pesquisa é como um jogo de equilíbrio, onde um grupo menor (os que responderam à pesquisa) é usado para representar um grupo maior (o público-alvo ou toda a população).

Pode-se pensar na margem de erro como uma maneira de medir quão bem o questionário está funcionando. Se a margem de erro for pequena, você pode confiar mais nos resultados. Se a margem de erro for grande, há uma distância maior entre os resultados e as opiniões da população total.

Como o próprio nome sugere, a margem de erro é um intervalo de valores acima e abaixo dos resultados reais da pesquisa. Por exemplo, se 80% responderam “sim” com uma margem de erro de 4%, isso significa que entre 76% e 84% da população em geral considera a resposta como “sim”.

Como fazer o cálculo de margem de erro

n = tamanho da amostra | σ = desvio padrão da população | z = escore z
Grau de confiança Escore z
80% 1,28
85% 1,44
90% 1,65
95% 1,96
99% 2,58

Vamos entender como calcular a margem de erro usando um exemplo.

Digamos que você precise escolher entre o Nome X e o Nome Y para um novo produto, e o seu público-alvo é formado por 50.000 possíveis clientes. Neste caso, esta seria a sua população total.

Para tomar essa decisão, você decide fazer uma pesquisa com 500 pessoas dessa grande quantidade. Isso é o número de pessoas que você escolheu para representar a opinião do grupo maior, ou seja, o tamanho da amostra.

Ao ver os resultados, você nota que 50% das pessoas que responderam gostam mais do Nome X. Agora, é importante definir o grau de confiança na calculadora da margem de erro.

Esse número mostra o quanto você pode confiar que a pequena parte que respondeu representa bem as opiniões de todas as pessoas. é comum que pesquisadores escolham o grau de confiança entre 90%, 95%, ou 99%. (Não confunda grau de confiança com intervalo de confiança, que é outra maneira de dizer margem de erro.)

Utilize a calculadora de margem de erro, com os valores obtidos para descobrir a sua margem de erro. Neste caso, o resultado da margem de erro será de 4%.

Sabendo que 50% escolheram o Nome X, com essa margem de erro de 4%, você pode subtrair 4% de 50% para saber o início da margem de erro, e somar 4% de 50% para descobrir o final da margem de erro. Fazendo isto, você tem 95% de certeza de que entre 46% e 54% da sua população total, o seu público-alvo, prefere o Nome X para o seu produto.

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *