M2 – Sistema de Pesquisas

A pesquisa CES (Customer Effort Score) ├® uma forma de avaliar a satisfa├º├úo do cliente com a empresa.

A pesquisa ├® realizada com uma unica pergunta que pode ser usada em diferentes momentos da trajet├│ria do cliente.

A an├ílise pede que seja avaliada a facilidade com a utiliza├º├úo dos produtos ou servi├ºos, que podem ser classificadas como ÔÇ£extremamente dif├¡cilÔÇØ at├® ÔÇ£extremamente f├ícilÔÇØ.

Com o resultado do n├¡vel de dificuldade ├® poss├¡vel identificar a probabilidade do consumidor comprar novamente ou n├úo.

Acima citamos um exemplo de pergunta para ser enviada ao cliente.

Qual momento enviar a pesquisa?

Essa pesquisa busca a dificuldade que os clientes possuem ao ter contato com sua empresa em v├írios pontos, desde o atendimento at├® o suporte.

Para aplicar uma pesquisa e coletar m├®tricas para esse indicador, ├® importante definir as informa├º├Áes a serem coletadas. Ou seja, qual ├® o est├ígio que voc├¬ deseja avaliar.

Se você quiser saber quanto esforço um cliente faz para fazer uma compra, envie uma pesquisa logo após a venda, por exemplo

Como o calculo ├® realizado?

Exemplo:

  • 10 clientes responderam alternativa 1
  • 12 clientes responderam alternativa 2
  • 15 clientes responderam alternativa 3
  • 30 clientes responderam alternativa 4
  • 35 clientes responderam alternativa 5
  • 40 clientes responderam alternativa 6
  • 55 clientes responderam alternativa 7

Dividimos o n├║mero total de respostas pelo n├║mero de pesquisas

Assim o cálculo fica:

CES = (55 x 7) + (40 x 6) + (35 x 5) + (30 x 4) + (15 x 3) + (12 x 2) + (10×1) / 197

CES = 999 / 197

CES = 5,07

A m├®dia acima de 5 ├® considerada boa, em uma escala de 1 a 7.

Como realizo minha pesquisa CES com a MarcaRS?

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