M2 – Sistema de Pesquisas

Sistema de pesquisa de satisfação

Como criar uma pesquisa de satisfação perfeita?

As empresas precisam satisfazer seus clientes, sob pena de perdê-los em definitivo. Parece óbvio, mas alguns negócios se perdem com relação a essa questão, o que reforça a necessidade de elaborar periodicamente pesquisas de satisfação eficientes que ofereçam indicativos claros acerca dos passos a serem seguidos pela empresa.

Nossa equipe preparou 5 dicas essenciais para que suas pesquisas de satisfação realmente tragam respostas reveladoras sobre os rumos que sua organização deve tomar. Não desenvolva mais nenhuma pesquisa antes de dar uma olhada nas próximas linhas!

Dica 1: não enrole demais

Pesquisas indicam que você deve limitar a no máximo 10 perguntas a sua pesquisa de satisfação.

Pesquisas muito longas acabam cansando o entrevistado, podendo leva-lo a escolher as respostas mais “fáceis” e contaminando o resultado final da sua pesquisa.

A utilização de um equipamento de coleta de pesquisa pode ser uma ferramenta importante: um totem de pesquisa bem posicionado no ambiente fará com que o usuário participe, deixando sua opinião de imediato.

totem pesquisa

Um totem personalizado que convide o cliente a avaliar seus serviços ou produtos mostrará que sua empresa se importa com a opinião dele!

Clique aqui e conheça a solução completa! 

Dica 2: como fazer a pergunta certa

Não existe uma regra certa sobre isso. Até porque, dependendo do segmento de atuação da sua empresa e do tipo de serviço que você presta, isso pode variar bastante.

Experimente perguntar sobre a experiência do cliente, o suporte que você ofereceu quando ele teve uma dúvida, a qualidade do seu atendimento.

Essas são três áreas que a maioria dos negócios têm em comum. E também são três pontos críticos que quando estão mal impactam negativamente na sua imagem.

Dica 3: determine o meio de acordo com as facilidades de acesso dos próprios clientes

Se estivermos falando de uma loja física, uma saída interessante seria a instalação de totens, que poderão ser acessados de forma rápida pelos seus consumidores quando posicionados, por exemplo, na saída do estabelecimento.

Para quem possui sua força de vendas focada no ambiente web, por outro lado, o envio de e-mails pode ser funcional, desde que haja um plano de cadastramento de e-mails e que esses endereços jamais sejam usados para envio de spam ou publicidade sem a autorização dos destinatários.

Dica 4: peça feedbacks

Uma pesquisa de satisfação geralmente tem critérios objetivos de avaliação. Então, se o cliente marcou que algo está ruim ou regular, peça para ele deixar um comentário explicando o porquê.

O contrário também é válido. Se ele marcou que determinado critério está ótimo, solicite também um depoimento que possa ser usado como prova social para conquistar a confiança de mais clientes no futuro.

Fontes: Blog Satisfação de ClientesClickPages.

7 Passos para uma pesquisa de mercado eficaz

7 passos para uma pesquisa de mercado eficaz!

Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm um certo grau de incerteza: tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. Por isso, é necessário que exista uma pesquisa de mercado. Mas você sabe o que é essa pesquisa e como ela é feita?

A pesquisa de mercado tem o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias que serão tomadas. Porém, a informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam possíveis riscos. Vamos aos passos!

1 – Defina o objetivo da pesquisa

Oque você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, identificar uma demanda, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.

2 – Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa

São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.

3 – Use a tecnologia a seu favor

Pesquisas feitas com papel e caneta já são passado, hoje contamos com sistemas gerenciadores de pesquisas de última geração, como o M2 Sistema de Pesquisas nele podemos criar inúmeros tipos de pesquisas, distribuí-las nos pontos de coletas, em tablets, celulares e computadores. Sem dúvidas um aplicativo de pesquisa é essencial para uma pesquisa de mercado, ele irá agilizar todo o processo de coleta dos dados e ainda diminuirá muito o custo da pesquisa.

4 – Elabore um roteiro básico de perguntas 

Elas devem ser diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.

5 – Elabore o questionário

Inclua as perguntas já testadas e validadas. Ordene-as de uma forma que o questionário fique simples de ser respondido pelo seu público-alvo.

6 – Aplique o questionário

Realize a pesquisa em campo, com o uso de tablets e/ou smartphones, neste ponto um aplicativo móvel de pesquisas irá ajuda-lo muito, o M2 Sistema de Pesquisas conta com um sistema fácil e tecnológico de coleta de dados com Geolocalização, assim você identifica onde foi realizada cada entrevista, além disso o sistema de coleta funciona sem conexão com a internet, assim seus entrevistadores não precisarão se preocupar com o sinal de wifi ou internet móvel.

7 – Compile os resultados

Após o fim das entrevistas, compile os dados coletados em relatórios, que irão ajudá-lo a entender melhor o resultado da pesquisa. Novamente um sistema de pesquisas facilitará muito nesse processo, o M2 Sistema de Pesquisas conta com inúmeros tipo de relatórios com gráficos, relatórios e cruzamento de dados! Um sistema que permitirá a análise de todos os resultados e variáveis coletadas na sua pesquisa.

Fonte: Sebrae