M2 – Sistema de Pesquisas

Todas as decis├Áes relacionadas a novos empreendimentos cont├¬m um certo grau de incerteza: tanto das informa├º├Áes em que est├úo baseadas, quanto das suas consequ├¬ncias. Por isso, ├® necess├írio que exista uma pesquisa de mercado. Mas voc├¬ sabe o que ├® essa pesquisa e como ela ├® feita?

A pesquisa de mercado tem o objetivo de orientar o empreendedor nas estrat├®gias que ser├úo tomadas. Por├®m, a informa├º├úo por si s├│ n├úo leva ├á decis├úo nem ao sucesso do neg├│cio: ├® preciso escolher um curso de a├º├úo que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam poss├¡veis riscos. Vamos aos passos!

1 – Defina o objetivo da pesquisa

Oque você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, identificar uma demanda, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.

2 – Estabele├ºa quem ├® o p├║blico-alvo da pesquisa

S├úo os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O p├║blico ├® definido com base no objetivo da pesquisa.

3 – Use a tecnologia a seu favor

Pesquisas feitas com papel e caneta j├í s├úo passado, hoje contamos com sistemas gerenciadores de pesquisas de ├║ltima gera├º├úo, como o M2 Sistema de Pesquisas nele podemos criar in├║meros tipos de pesquisas, distribu├¡-las nos pontos de coletas, em tablets, celulares e computadores. Sem d├║vidas um aplicativo de pesquisa ├® essencial para uma pesquisa de mercado, ele ir├í agilizar todo o processo de coleta dos dados e ainda diminuir├í muito o custo da pesquisa.

4 – Elabore um roteiro b├ísico de perguntas 

Elas devem ser diretas e imparciais. Tamb├®m devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.

5 – Elabore o question├írio

Inclua as perguntas já testadas e validadas. Ordene-as de uma forma que o questionário fique simples de ser respondido pelo seu público-alvo.

6 – Aplique o question├írio

Realize a pesquisa em campo, com o uso de tablets e/ou smartphones, neste ponto um aplicativo m├│vel de pesquisas ir├í ajuda-lo muito, o M2 Sistema de Pesquisas conta com um sistema f├ícil e tecnol├│gico de coleta de dados com Geolocaliza├º├úo, assim voc├¬ identifica onde foi realizada cada entrevista, al├®m disso o sistema de coleta funciona sem conex├úo com a internet, assim seus entrevistadores n├úo precisar├úo se preocupar com o sinal de wifi ou internet m├│vel.

7 – Compile os resultados

Após o fim das entrevistas, compile os dados coletados em relatórios, que irão ajudá-lo a entender melhor o resultado da pesquisa. Novamente um sistema de pesquisas facilitará muito nesse processo, o M2 Sistema de Pesquisas conta com inúmeros tipo de relatórios com gráficos, relatórios e cruzamento de dados! Um sistema que permitirá a análise de todos os resultados e variáveis coletadas na sua pesquisa.

Fonte: Sebrae