7 passos para uma pesquisa de mercado eficaz!

Publicado por MarcaRS em

Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm um certo grau de incerteza: tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. Por isso, é necessário que exista uma pesquisa de mercado. Mas você sabe o que é essa pesquisa e como ela é feita?

A pesquisa de mercado tem o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias que serão tomadas. Porém, a informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam possíveis riscos. Vamos aos passos!

1 – Defina o objetivo da pesquisa

Oque você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, identificar uma demanda, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.

2 – Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa

São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.

3 – Use a tecnologia a seu favor

Pesquisas feitas com papel e caneta já são passado, hoje contamos com sistemas gerenciadores de pesquisas de última geração, como o M2 Sistema de Pesquisas nele podemos criar inúmeros tipos de pesquisas, distribuí-las nos pontos de coletas, em tablets, celulares e computadores. Sem dúvidas um aplicativo de pesquisa é essencial para uma pesquisa de mercado, ele irá agilizar todo o processo de coleta dos dados e ainda diminuirá muito o custo da pesquisa.

4 – Elabore um roteiro básico de perguntas 

Elas devem ser diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.

5 – Elabore o questionário

Inclua as perguntas já testadas e validadas. Ordene-as de uma forma que o questionário fique simples de ser respondido pelo seu público-alvo.

6 – Aplique o questionário

Realize a pesquisa em campo, com o uso de tablets e/ou smartphones, neste ponto um aplicativo móvel de pesquisas irá ajuda-lo muito, o M2 Sistema de Pesquisas conta com um sistema fácil e tecnológico de coleta de dados com Geolocalização, assim você identifica onde foi realizada cada entrevista, além disso o sistema de coleta funciona sem conexão com a internet, assim seus entrevistadores não precisarão se preocupar com o sinal de wifi ou internet móvel.

7 – Compile os resultados

Após o fim das entrevistas, compile os dados coletados em relatórios, que irão ajudá-lo a entender melhor o resultado da pesquisa. Novamente um sistema de pesquisas facilitará muito nesse processo, o M2 Sistema de Pesquisas conta com inúmeros tipo de relatórios com gráficos, relatórios e cruzamento de dados! Um sistema que permitirá a análise de todos os resultados e variáveis coletadas na sua pesquisa.

Fonte: Sebrae