Calcular Margem de Erro
Publicado por MarcaRS em
Calcular Margem de Erro
Aproveite nossa ferramenta de cálculo de margem de erro para assegurar a exatidão máxima nos resultados de sua pesquisa na internet. Com esse recurso, é possível determinar com facilidade a margem de erro associada aos resultados da pesquisa, assegurando a precisão de suas conclusões.
Os dados do questionário, em algum momento provavelmente não coincidem exatamente com a população estudada.
No entanto, é viável determinar a proximidade disso ao utilizar uma calculadora de margem de erro. Esta é uma ferramenta prática que auxilia na identificação da margem de erro, indicando se o tamanho da amostra é adequado para confiar na precisão das informações obtidas.
Calcule aqui a sua margem de erro
O que significa margem de erro em uma pesquisa?
A margem de erro, também conhecida como intervalo de confiança, mostra até que ponto os resultados de uma pesquisa podem representar as opiniões reais de toda a população. Entenda que uma pesquisa é como um jogo de equilíbrio, onde um grupo menor (os que responderam à pesquisa) é usado para representar um grupo maior (o público-alvo ou toda a população).
Pode-se pensar na margem de erro como uma maneira de medir quão bem o questionário está funcionando. Se a margem de erro for pequena, você pode confiar mais nos resultados. Se a margem de erro for grande, há uma distância maior entre os resultados e as opiniões da população total.
Como o próprio nome sugere, a margem de erro é um intervalo de valores acima e abaixo dos resultados reais da pesquisa. Por exemplo, se 80% responderam “sim” com uma margem de erro de 4%, isso significa que entre 76% e 84% da população em geral considera a resposta como “sim”.
Como fazer o cálculo de margem de erro
- 1 - Saiba o tamanho da amostra (n), e o desvio padrão populacional (σ).
- 2 - Faça a raiz quadrada do tamanho da sua amostra, e divida o resultado pelo desvio padrão da sua população.
- 3 - Multiplique o resultado da divisão pelo escore z referente ao seu grau de confiança escolhido, conforme a tabela abaixo:
Grau de confiança | Escore z |
---|---|
80% | 1,28 |
85% | 1,44 |
90% | 1,65 |
95% | 1,96 |
99% | 2,58 |
Vamos entender como calcular a margem de erro usando um exemplo.
Digamos que você precise escolher entre o Nome X e o Nome Y para um novo produto, e o seu público-alvo é formado por 50.000 possíveis clientes. Neste caso, esta seria a sua população total.
Para tomar essa decisão, você decide fazer uma pesquisa com 500 pessoas dessa grande quantidade. Isso é o número de pessoas que você escolheu para representar a opinião do grupo maior, ou seja, o tamanho da amostra.
Ao ver os resultados, você nota que 50% das pessoas que responderam gostam mais do Nome X. Agora, é importante definir o grau de confiança na calculadora da margem de erro.
Esse número mostra o quanto você pode confiar que a pequena parte que respondeu representa bem as opiniões de todas as pessoas. é comum que pesquisadores escolham o grau de confiança entre 90%, 95%, ou 99%. (Não confunda grau de confiança com intervalo de confiança, que é outra maneira de dizer margem de erro.)
Utilize a calculadora de margem de erro, com os valores obtidos para descobrir a sua margem de erro. Neste caso, o resultado da margem de erro será de 4%.
Sabendo que 50% escolheram o Nome X, com essa margem de erro de 4%, você pode subtrair 4% de 50% para saber o início da margem de erro, e somar 4% de 50% para descobrir o final da margem de erro. Fazendo isto, você tem 95% de certeza de que entre 46% e 54% da sua população total, o seu público-alvo, prefere o Nome X para o seu produto.
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